O MPA Contra a Fome e pelo direito dos povos à escolher seus alimentos

 

[Nota do MPA] O Movimento dos Pequenos Agricultores, que integra a Via Campesina Internacional, defende que cabe aos povos escolherem suas próprias políticas e estratégias sustentáveis de produção, distribuição e consumo de alimentos. O conceito de Soberania Alimentar acolhe e amplia o conceito de Segurança Alimentar estabelecido pela Organização das Nações Unidas para Agricultura e Alimentação (FAO/ONU), pois compreende-se que um povo para ser livre precisa ser soberano e Soberania passa pelo direito à alimentação.

Mais que um conceito, Soberania Alimentar é um princípio que orienta a luta camponesa. E que orienta para novas relações de produção e de consumo, sendo uma das bases dos povos em sua luta contra o agronegócio e as políticas neoliberais promovidas pelas corporações financeiras e industriais.

Para o MPA a soberania alimentar é o eixo articulador entre campo e cidade. É o elemento material e um símbolo que impulsiona e legitima a luta por reforma agrária, a permanência digna no campo e a construção de uma nova territorialidade sob controle coletivo de camponeses e povos originários e tradicionais na construção de uma nova sociedade. Levantar esse debate no seio da sociedade contribui para a produção e consumo de alimentos saudáveis. É importante apoiar as iniciativas dos pequenos agricultores, entre as quais o processo que envolve a produção de alimentos saudáveis e de comercialização como a Cesta Camponesa.

Seguimos na Aliança Camponesa e Operária por Soberania Alimentar e Poder Popular!


Mais notícias de:

Deixar um comentário