A palavra teia nos remete a um emaranhado de fios. Ao propor a organização de uma, o Núcleo Piratininga de Comunicação (NPC) quer identificar fios que irão se entrelaçar, tecendo, juntando e compondo uma rede de solidariedade entre belíssimas e diferentes experiências de comunicação contra-hegemônica, espalhadas pelo Brasil.

Vamos entrelaçar ideias! Compor e compartilhar as histórias de trabalhadoras e trabalhadores do país. Vamos tramar uma estratégia para fazer com que tudo isso chegue da forma mais organizada possível a opinião pública e a todas e todos que querem um mundo melhor, justo e igualitário.

É com esse objetivo ousado, mas extremamente urgente e necessário, que lançamos no Fórum Social Mundial 2018, em Salvador, a Teia da Comunicação Popular do Brasil. Após quase 25 anos de caminhada do Núcleo Piratininga Comunicação (NPC), e diante da difícil conjuntura que o nosso país enfrenta hoje, nós queremos fazer nossa parte.

Reconhecemos nossa possibilidade e responsabilidade nesse momento de profundo avanço do grande capital, do ataque a conquistas históricas dos trabalhadores, da crescente violência contra periferias, camponeses, povos e comunidades tradicionais, direitos humanos e nossa frágil democracia.

Queremos mapear experiências de comunicação populares espalhadas pelo Brasil, ligadas a processos sociais de resistência.

Queremos estimular a articulação de diversas experiências de comunicação popular, para uma ação que permita ampliar a visibilidade e fortalecer os processos de insurgência e de lutas sociais que ocorrem em diferentes regiões do país, criando uma rede de solidariedade, para incentivar e apoiar a produção de comunicação popular.

O povo organizado, em seus territórios, ainda carece muito de comunicação. A potencialidade política oriunda da internet ainda não chegou a muitos processos de resistência. O desafio é fortalecer a comunicação daqueles que lutam por direitos, terra, moradia, trabalho, cultura, arte, respeito, dignidade, pelo meio ambiente, pela vida.

Por isso, consideramos necessário esse processo de articulação e mobilização, para expandir a força e/ou tirar do isolamento as diferentes experiências de luta social.

E queremos que você ajude o NPC a criar a Teia de Comunicação Popular do Brasil. Com a sua importante participação e colaboração, somada a nossa experiência com inúmeros cursos de formação e milhares de contatos em diversos pontos do país, chegaremos lá.

Resistir e criar! Resistir é transformar! Vamos juntos!

Salvador, 15 de março de 2018

Faça parte: clique aqui!

Teia de Comunicação Popular do Brasil