Congresso do Povo quer colocar a classe trabalhadora como protagonista dos rumos do Brasil

[Por Maísa Lima/CUT GO] No sábado, 12, a Central Única dos Trabalhadores no Estado de Goiás (CUT Goiás) – Rua 70, nº 661, Centro de Goiânia) vai sediar o Congresso do Povo, com foco na Formação de Formadores.

“No momento em que a classe trabalhadora brasileira tem para si um dos maiores desafios de sua história: conformar-se com o desmonte da nação sob o argumento do “combate à corrupção”, ou construir força social e política suficiente para derrotar os golpistas e promover uma nova etapa da libertação nacional, essa iniciativa pretende construir um novo projeto democrático e popular”, pontua a convocatória do Congresso, assinada pela Frente Brasil Popular – Goiás

Para as dezenas de entidades que compõem a FBP-GO, o Brasil vive um momento decisivo de sua História. “A partir de 2016, um golpe parlamentar, jurídico e midiático abalou nossa frágil democracia e implementou um projeto antinacional marcado pela destruição das leis trabalhistas e sindicais, pela tentativa de extinção da Previdência Social, pelo sucateamento e tentativa de privatização das empresas nacionais, pela inviabilização da reforma agrária, da agricultura camponesa e o sucateamento dos serviços públicos mediante a imposição de limites orçamentários jamais vistos em qualquer lugar do mundo”, assinala a convocatória.

Congresso

Para essas diversas organizações populares, o caminho para a retomada da democracia no Brasil é a construção do Congresso do Povo. “Diante de uma Justiça injusta, de governos que governam para os poderosos e de legisladores que aprovam leis que destroem as condições de vida dos mais pobres, o Congresso do Povo busca retomar uma longa história de lutas da classe trabalhadora”, reforça o documento.

O Congresso do Povo será realizado em etapas locais, municipais, estaduais e nacional. Em cada etapa, os principais problemas do País serão discutidos pela própria classe trabalhadora, num exercício de democracia direta e participativa, constituindo Projetos Populares para cada bairro, escola, fábrica; para cada município e Estado; e permitindo a formação de um novo e potente Projeto Popular para o Brasil.

O congresso terá como como metodologia de trabalho a educação popular. Para compreender essa metodologia, estão sendo organizados em todos os Estados os cursos de formação de multiplicadores. É exatamente esse curso que terá lugar na CUT Goiás neste sábado.


Deixar um comentário