Programa Fase Convida discute política indigenista, mineiração e pandemia
Como a desestruturação dos marcos legais de proteção ambiental se relaciona com o desmonte da política indigenista brasileira? Quais são os retrocessos que a abertura das terras indígenas a atividades econômicas representará aos avanços conquistados pela Constituição de 1988? O que nos dizem as experiências de mineração em terras indígenas implementadas em outros países?
Como a pandemia agrava a violação dos direitos dos povos indígenas num contexto em que o governo veta medidas destinadas a combater o avanço do novo coronavírus entre os povos e comunidades tradicionais e, ao mesmo tempo, dá salvaguarda legal para a continuidade de atividades econômicas que têm servido como vetor de propagação do vírus no interior do país?
Essas são algumas das questões que serão debatidas no próximo FASE Convida com o tema “Antipolítica indigenista, mineração e pandemia”. Julianna Malerba, assessora da FASE, recebe Marivelton Baré, presidente da Federação das Organizações Indígenas do Rio de Negro (FOIRN), e Bruno Milanez, professor da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF).
Mais notícias de: Justiça nos Trilhos