Ato em memória de Marielle e Anderson em Vitória é cancelado

O ato nacional em memória da vereadora assassinada do Rio de Janeiro Marielle Franco e de seu motorista, Anderson Gomes, que aconteceria neste sábado (14), na Praça Costa Pereira, Centro de Vitória, foi cancelado. A decisão se deu em decorrência do alerta da Organização Mundial da Saúde (OMS) sobre o coronavírus.

Em Vitória o ato seria realizado pelo Setorial de Mulheres do Psol, partido de Marielle, em parceria com movimentos sociais. De acordo com o presidente estadual da legenda, André Moreira, o cancelamento é uma questão de prevenção, pois o ato poderia aglutinar muitas pessoas. Além disso, várias teriam que ir de ônibus até a manifestação. Não há previsão de divulgação de nova data.

Em outros estados, como o Rio de Janeiro, a manifestação também foi cancelada. Em nota, o Instituto Marielle Franco afirma que com a possibilidade do número de contaminados aumentar pode não haver leitos disponíveis para todos nos hospitais, pois o Sistema Único de Saúde (SUS) vem sofrendo ataques e tentativas de sucateamento sistematicamente em benefício das redes privadas. De acordo com a nota, isso afetará as pessoas mais pobres, em geral mulheres, pessoas negras e moradoras de favelas e periferias, mais vulneráveis ao vírus.

O Instituto afirma ainda que a vereadora “passou a sua vida lutando para defender a vida de todas as pessoas, principalmente das que não têm os seus direitos garantidos”. Por isso, diante da responsabilidade de não aumentar a contaminação, a decisão tomada é de cancelar as atividades que reuniriam grande quantidade de pessoas.


Deixar um comentário