Amazonas avança na organização da juventude rural com realização de encontro estadual e criação da Comissão de Jovens
Com o intuito de avançar e fortalecer a organização da juventude trabalhadora rural do estado do Amazonas, foi realizado o Encontro Estadual da Juventude Rural do Amazonas nos dias 21 e 22 de junho de 2019, em Manaus, reunindo 20 jovens representantes das 10 Regionais. A secretária de Jovens da FETTAGRI-AM, Suzilane Valente Freitas, coordenou a atividade e contou com o apoio dos(as) demais diretores(as) da Federação e da presidenta Edjane Rodrigues.
A secretária de Jovens da CONTAG, Mônica Bufon, e a secretária de Jovens da FETAG-RS, Diana Hahn Justo, contribuíram com o encontro levando informações e trocando experiências de organização da juventude no âmbito nacional e do estado do Rio Grande do Sul. Também foram fechadas importantes parcerias para a inserção da juventude rural do Amazonas em diversos espaços e iniciativas, e o encontro estadual já contou com a presença dos seguintes parceiros: da Central de Movimentos Populares (CMP), representada pelo Rodrigo Furtado, e do Instituto de Articulação do Amazonas (IAJA), representado por Marcos Rodrigues.
No primeiro dia foi feita a abertura política, destacando os objetivos do encontro, e um houve um momento de escuta da juventude presente sobre a situação dos(as) jovens nas suas bases, organização, participação nos sindicatos e nos espaços do movimento sindical. Ainda no dia 21, a dirigente da CONTAG fez uma explanação da organização da juventude rural ao longo dos últimos 17 anos dentro do movimento, focando nos avanços, nas conquistas, nos desafios e outros aspectos. “Trouxemos também informações sobre o Programa Jovem Saber e fizemos um bom diálogo sobre como eles podem estar implementando nas bases. E fizemos, ainda, a entrega dos boxes a todos(as) os(as) jovens presentes com o intuito de firmar compromisso desta Comissão com a formação da nossa juventude rural”, explicou Mônica Bufon.
Foi realizado um trabalho em grupo onde os(as) jovens trouxeram algumas metas a serem cumpridas por esta comissão recém-criada, principalmente de trabalhar a formação e a capacitação da juventude, a sua inserção nos espaços, de elaborar projetos para o tema da sucessão rural nas escolas, entre outras.
“Fizemos um grandioso diálogo com este grupo sobre o papel e a importância da Comissão Estadual de Jovens, inclusive sobre os seus direitos e deveres. Foi composta a Comissão e ficou encaminhado que no próximo Conselho da FETTAGRI-AM o grupo será apresentado, bem como o seu regimento interno”, destacou Mônica.
Segundo a dirigente da CONTAG, foi um evento com poucos jovens, mas esse era o intuito: de capacitar e dialogar com estes jovens, focando a importância da criação da comissão para avançar na organização da juventude rural.
“Avalio como muito positivo. Conseguimos cumprir os objetivos do encontro, os(as) jovens saíram muito entusiasmados para trabalhar a organização da juventude no estado. Este é um dos primeiros no qual estamos trabalhando a formação das comissões estaduais. Até o fim do ano temos a meta de fazer, pelo menos, mais quatro estados dos 14 que ainda não temos comissões organizadas, além de continuar na organização do Jovem Saber e na preparação para o Festival da Juventude Rural”, avaliou Mônica.
A secretária de Jovens da FETAG-RS agradeceu à CONTAG por incentivar e proporcionar intercâmbios entre os estados, à ENFOC/CONTAG por possibilitar a sua participação no Encontro Estadual da Juventude Rural do Amazonas e à FETTAGRI-AM pelo acolhimento e destacou o quanto foi gratificante participar da atividade. “A Comissão Estadual de Jovens do Rio Grande do Sul já vem um tempo se consolidando e, cada vez mais, a gente tem conseguido, junto com a nossa juventude rural, buscar o pertencimento, a luta, o reconhecimento e o querer fazer parte e, com isso, já estamos conseguindo avançar no trabalho nas bases. E poder vir aqui ver o início da Comissão Estadual do Amazonas e dizer o quanto isso é bom, o quanto isso é importante, o quanto a gente consegue desenvolver ações, o quanto a gente consegue olhar para as fragilidades, mas também reconhecer as potencialidades, isso é muito enriquecedor”, destacou Diana.
Já a secretária estadual de Jovens do Amazonas disse que a juventude amazonense está muito feliz. “Agora temos uma Comissão Estadual de Jovens e temos a certeza de que vamos fazer um belo trabalho apesar das dificuldades. Juventude é ousadia e juventude que ousa lutar jamais desiste. Agradeço a presença da Mônica e da Diana, que proporcionaram um bom intercâmbio das experiências dos dois estados e que contribuíram em vários momentos nesses dois dias do encontro”, avaliou Suzilane, que irá coordenar o trabalho da recém-formada Comissão Estadual de Jovens do Amazonas.
FONTE: Assessoria de Comunicação da CONTAG – Verônica Tozzi, com informações da Secretaria de Jovens da CONTAG
Mais notícias de: CONTAG