Segunda nota do povo Tembé Teneteharasobre o caso do jovem indígena Isac Tembé
2°- Nota do povo Tembé-Theneteraha.
Informações à população, imprensa, autoridades e órgãos públicos
Caso: Assassinato da liderança indígena Isac Tembé
O nosso povo enterrou o guerreiro querido Isac Tembé neste domingo (14), 10h, dentro dos nossos costumes tradicionais.
Permanecemos em luto e cumprindo com os rituais de passagem.
Na manhã desta segunda, 15, recebemos em nosso território a comissão da SDDH na representação do advogado Marco Apolo que representará juridicamente a família e o povo Tembé na justiça do homem não- indígena.
Na manhã da próxima terça-feira, o povo Tembé receberá na Aldeia São Pedro, na Terra Indígena Alto Rio Guamá, a comissão de Direitos Humanos da Assembleia Legislativa do Estado do Pará, por meio de seu presidente, deputado Carlos Bordalo.
Nosso povo aguarda para o mais breve possível a vinda do Ministério Público Federal (MPF), órgão que possui a missão constitucional de defender nossos direitos. Da mesma forma que apelamos a todos os órgãos e instituições que possam nos ajudar neste momento tão difícil .
Isac Tembé caçava dentro da terra indígena e foi executado. Perguntamos novamente: por que a Policia Militar entrou em Terra Indígena, território federal, para executar nosso jovem ?
O povo Tembé quer justiça e vai lutar sem parar até que a memória de Isac Tembé seja honrada e que a justiça seja feita nessa região onde a bala substitui as algemas e a lei do silêncio substitui os direitos sociais e humanos.
Terra Indígena Alto Rio Guama, 15 de fevereiro de 2021.
Povo Tembé-Theneteraha