Mulheres do Psol ES preparam ato em memória de Marielle e Anderson no dia 14
No próximo sábado (14), o assassinato da vereadora do Rio de Janeiro Marielle Franco e de seu motorista, Anderson Gomes, completa dois anos. Porém, o avançar do tempo não apaga a luta por justiça e a necessidade de preservação da memória das causas defendidas por Marielle, como a defesa dos direitos humanos. Por isso, o Setorial de Mulheres do Psol no Espírito Santo realizará um ato nesta data, das 9h às 12h, na praça Costa Pereira, Centro de Vitória.
“A Marielle travou uma luta pelo povo periférico, pelo direito das mulheres vivenciarem seus desejos e seu corpo por escolha e não por imposição. E acima de tudo ela desafiou o poder paralelo do Estado, que submete homens e mulheres à opressão por falta de políticas públicas instituídas pelo Estado”, diz a coordenadora do Setorial de Mulheres do Psol no Espírito Santo, Rosalba Coutinho.
O ato é uma iniciativa do Setorial de Mulheres do Psol nacional e acontecerá em todo o país. Em Vitória, está sendo construído em parceria com outros partidos de esquerda e movimentos sociais.
Assassinato
Marielle Franco e Anderson Gomes foram mortos a tiros dentro do carro no Estácio, região central do Rio, por volta da 21h30, quando estava vindo de um evento chamado “Jovens Negras Movendo Estruturas”, na Lapa. Os assassinos estavam em um automóvel, emparelharam ao lado do veículo onde estava a vereadora e dispararam. Marielle foi atingida com pelo menos quatro tiros na cabeça. A perícia encontrou nove cápsulas de tiros no local. Os criminosos fugiram sem levar nada. Anderson foi atingido por pelo menos três tiros na lateral das costas.