Moradores são despejados do Prédio da Caixa em Niterói (RJ)
Por Nice Lira/NPC – Nesta sexta-feira (7), por volta de 6h da manhã foi iniciada uma ação de despejo no Prédio da Caixa que fica na Avenida Peixoto, Centro de Niterói. A ação que foi anunciada ontem (6), pela Prefeitura da cidade contou com o uso da força policial que fez a retirada de famílias ocupantes, locatárias e proprietárias.
Desde o mês de março a antiga sindica do local iniciou uma ação contra os moradores para que fossem feitos reparos em um quadro de luz inadequado, por conta disso a energia do prédio foi cortada deixando os moradores no escuro.
Uma liminar foi enviada para que fosse realizada uma saída voluntária com prazo de dez dias. Por não terem para onde ir, as famílias resolveram continuar no local.
No dia 27 de maio os moradores fizeram uma nota com o pedido de ajuda após ida à Câmara Municipal de Niterói. Segue abaixo:
“Nós, moradores do Prédio da Caixa, localizado no centro de Niterói, estamos correndo risco de perder nossas moradias. Nosso prédio está sofrendo um processo de interdição sem nenhum diálogo com os moradores. Tivemos, inclusive, fornecimento de luz e água cortados.
Somos homens e mulheres, jovens e idosos, moramos no local com nossas famílias e filhos há anos, alguns há mais de 40 anos. Merecemos, portanto, ser tratados com respeito e de ter nosso direito a moradia digna garantido.
O Ministério Público alega que precisamos desocupar o prédio para que a manutenção das instalações elétricas seja realizada.
Nós somos a favor da realização das obras! Queremos morar com segurança, sim. Mas precisamos de despejo?
Muitos de nós não tem para onde ir. O aluguel social não permite morar no centro. E Muitos sabem que não será mais possível retornar caso saiam.
Queremos estar aqui para acompanhar de perto o andamento da reforma e fazer parte dessa transformação do Prédio da Caixa.
Queremos que nosso prédio tenha condições dignas, sim!De nada adianta fazer obras num prédio e entregá-lo para a especulação. Somos moradores, somos famílias e temos direito de morar no centro de Niterói sem sermos despejados!Nos ajude a denunciar: compartilhe a página!”
Segundo informações, a juíza que julgou o caso decretou que as famílias que comprovem baixa renda devem receber o aluguel social, mas para as outras famílias que não se enquadram no solicitado não há saída.
Mais notícias de: NPC