Defensoria do RJ recebe 475 denúncias de problemas no abastecimento de água em cinco dias
Nota da Defensoria Pública do Rio de Janeiro
Como muitos já sabem, na semana passada, nós, da Ouvidoria da Defensoria Pública do Rio de Janeiro, fizemos um comunicado à população pelas redes de WhatsApp pedindo informações sobre onde está sem água no Rio de Janeiro. O objetivo era indicar à Defensoria onde atuar com urgência para que todas as pessoas tenham condições de seguir as orientações das autoridades sanitárias e, assim, colaborar para a contenção da pandemia de Covid-19, o novo Coronavírus.
Em apenas 5 dias (de 18 a 23/3), recebemos 475 denúncias de problemas de abastecimento em 140 lugares diferentes. São majoritariamente favelas e periferias de 14 municípios do estado, localizados principalmente na região metropolitana.
O relatório parcial com as informações desses primeiros 5 dias (em anexo neste email) já foi repassado aos núcleos especializados da Defensoria Pública. O Núcleo de Defesa do Consumidor já está buscando, com apoio do Ministério Público, uma solução emergencial extrajudicial junto à CEDAE.
Na análise das informações desses 5 primeiros dias, identificamos pelo menos 19 lugares sem água onde já há pessoas com suspeita ou confirmação de infecção pelo Covid-19, o que aumenta as preocupações com o alastramento da pandemia.
Ontem estive no Bom Dia Rio falando desse nosso trabalho. A matéria pode ser vista aqui: https://globoplay.globo.com/v/8429366/programa/. Hoje, também no Bom Dia Rio, o Ministério Público reafirmou o trabalho em conjunto com a Defensoria para sanar os problemas de abastecimento: https://globoplay.globo.com/v/8432602/.
O formulário de envio das informações sobre onde está sem água no RJ continua aberto para novas respostas e pode ser acessado no link: https://bit.ly/ondeestasemagua.