ATO EM HOMENAGEM A CICERO GUEDES
Após uma infância dura em Alagoas, onde foi submetido a trabalho escravo, Cícero Guedes chegou a Campos dos Goytacazes buscando emprego no corte de cana, mas acabou se juntando, com sua família, à ocupação Zumbi dos Palmares nas terras da falida Usina São João. Logo se tornou uma das principais lideranças do MST no estado do Rio, articulando e organizando as famílias e fazendo do seu lote referência de produtividade ecologicamente sustentável.
Em diálogo constante com a população urbana dentro e fora da academia, Cícero promoveu feiras de produtos orgânicos, como a Feira Estadual da Reforma Agrária, e atuou incansavelmente no combate ao trabalho escravo até ser covardemente assassinado no dia 25 de janeiro de 2013, aos 49 anos, nas terras da Usina Cambaíba.
No próximo dia 7 de novembro acontece, em Campos, o julgamento de José Renato Gomes de Abreu, acusado de ser o mandante do crime. Para o Movimentos dos Trabalhadores Rurais Sem Terra, trata-se de um tribunal do Juri histórico, não apenas pela oportunidade de fazer justiça para Cícero, mas também por colocar no banco dos réus o legado monstruoso da Usina Cambaíba, que durante a ditadura militar incinerou em seus fornos dezenas de corpos de militantes de oposição torturados nos porões do DOI-CODI.
É por isso que vamos exibir na próxima sexta (18/10), às 18h no auditório da UFF Campos, ‘Forró em Cambaíba’, documentário de Vitor Menezes sobre o assassinato de Cícero que também traz depoimentos do ex-delegado Claudio Guerra sobre a incineração de corpos em Cambaíba. Logo em seguida, teremos debate com os professores Marcos Pedlowski (UENF) e Ana Costa (UFF), além de Priscila Viana, da Comissão Pastoral da Terra – CPT, e de Mateus Santos, filho de Cícero Guedes que continua atuando no MST. Venha fazer parte desse ato por justiça! #JustiçaParaCícero
Local
Sexta, 18 de outubro de 2019
Local
Auditório da UFF Campos
Rua José do Patrocínio, nº 71 – Campos dos Goytacazes
PROGRAMAÇÃO
18h – Exibição do filme ‘Forró em Cambaíba’
19h30 – Debate por Justiça para Cícero Guedes, com participação de
Ana Costa – UFF Campos
Marcos Pedlowski – UENF
Priscila Viana – CPT
Mateus Santos – MST
SE QUISER, ENVIE SUA MENSAGEM AO EVENTO,
A/C profa. Ana costa/UFF costa_ana@id.uff.br