Moradores protestam contra fim do ensino noturno em bairro de Belém (PA)
Moradores do bairro na região metropolitana de Belém temem que o turno da noite seja extinto
Por: Marli Portilho
Os moradores do bairro da Terra Firme denunciam que a Prefeitura de Belém pretende acabar o turno noturno da Escola Municipal Maria Stellina Valmont, que fica localizada na Passagem Vitória, no bairro da Terra Firme.
A líder comunitária Maria de Fátima Guilherme informou ao DOL que alguns alunos procuraram a escola para fazer a pré-matricula e, ao chegarem na instituição, os funcionários informaram que não estão realizando as matriculas porque não há alunos suficientes para que o turno possa continuar funcionando, e com isso, os alunos estão sendo remanejados para outros colégios bem mais distantes do bairro.
“É um absurdo o que a Prefeitura quer fazer, desde ano passado que isso está acontecendo. Não podemos aceitar, tem muitos jovens e adultos que trabalham pela manhã e só têm o turno da noite para estudar.” disse.
A notícia não agradou a comunidade, que resolveu procurar mais uma vez a instituição. Ela alegou que o turno vai ser extinto gradualmente pela falta de alunos e por conta dos constantes assaltos na região.
Indignados, os moradores resolveram procurar a Secretaria Municipal de Educação (Semec), mas afirmam que, até o momento, não obtiveram nenhuma informação a respeito do caso. Ainda de acordo com a líder comunitária, um processo foi aberto junto ao Ministério Público para cobrar providências e tentar impedir a extinção do turno e, mesmo assim nada foi resolvido até agora.
Revoltados e sem resposta, a comunidade pretende realizar uma manifestação na quarta-feira (14), às 19h, na frente da escola, para chamar a atenção das autoridades.
A redação do DOL entrou em contato com a Semec, que emitiu uma nota afirmando que “não é verdade a extinção da Educação de Jovens e Adultos (EJA)”, mas que apenas ainda não houve demanda suficiente para o fechamento de turmas de EJA no bairro da Terra Firme.